quinta-feira, 5 de agosto de 2010

AVALIAÇÃO - Professora prejudicada por ter sido mãe



Docente diz que licença de maternidade a impediu de ter melhores notas.

Uma professora queixa-se de ter sido prejudicada no último concurso de professores contratados por ter sido mãe. Isto porque para os docentes obterem as classificações de Muito Bom e Excelente é obrigatória a observação de pelo menos duas aulas ao longo do ano, e por ter gozado a licença de maternidade a professora não conseguiu planear a avaliação das suas aulas.

Assim, ficou automaticamente sem a possibilidade de ter Muito Bom ou Excelente, perdeu lugares na ordenação dos candidatos, e corre agora o risco de não ficar na escola onde estava colocada. A situação, relatada pela deputada Ana Drago, já levou o do Bloco de Esquerda a questionar o Ministério da Educação. "Penso que terão acontecido muitos mais casos destes, de mulheres que por terem gozado a licença de maternidade não tiveram oportunidade de fazer o processo de avaliação nas mesma condições dos colegas e agora vão ser prejudicadas. Ou seja, são prejudicadas por terem tido uma criança. É incrivelmente injusto e vai contra a nossa Constituição, que prevê a protecção na maternidade", argumenta a deputada.

Ana Drago realça que no caso dos professores contratados cair uns lugares na graduação pode significar a diferença entre ficar na mesma escola, ser colocado numa outra ou mesmo ficar desempregado. "Logo, correm o risco de ficarem com um bebé nos braços e desempregadas."

A deputada diz que esta situação reflecte "mais uma injustiça decorrente do actual modelo de avaliação" e pede ao Ministério que recue, de forma a acautelar os direitos das professoras que desejem ser mães e tenham medo de ser prejudicadas na avaliação.

Ontem, também o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos afirmou que as funcionárias em licença de maternidade foram prejudicadas na avaliação, uma vez que as regras de avaliação impedem os funcionários ausentes do serviço por um período superior a 30 dias de ter uma pontuação superior a 3,3 pontos.

Fonte: Diário de Notícias

___________________________________________________________________

Adicionar ao Google

Subscreve aqui MyTube – Mail e recebe no teu email as mensagens mais divertidas

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "AVALIAÇÃO - Professora prejudicada por ter sido mãe"

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails